falecom@prossigaprotecao.org

Converse conosco!

81 4131.0932

Disk Prossiga

 Proteção Veicular versus Seguro Privado

Proteção Veicular versus Seguro Privado

Seguro auto e proteção veicular podem até parecer a mesma coisa, inclusive no discurso, porém na prática elas são bastante diferentes. Enquanto o seguro auto é oferecido por empresas seguradoras de veículos a proteção veicular é uma associação de pessoas.

No seguro o prêmio é estipulado por vários fatores, entre eles as características do carro, também do motorista, inclusive os principais locais onde frequenta com o carro, os motoristas adicionais e a situação do possível titular da cobertura junto às entidades de proteção ao crédito (SPC e SERASA), uma vez que, se constarem restrições no Cadastro de Pessoa Física, A COTAÇÃO NÃO SERÁ APROVADA.

Essa também é uma diferença entre o seguro veicular e proteção veicular.

A proteção veicular leva em conta somente as características do carro, não levando em conta registros de CPF do associado junto ao SPC e/ou SERASA, uma vez que visam unicamente a divisão de despesas para proteger um patrimônio de suma importância para seus proprietários que muitas vezes são a única fonte de renda de suas famílias.

Mas afinal o que é a associação de proteção veicular?

A associação de proteção veicular é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo proteger os veículos dos seus associados, contra furtos, roubos ou danos.

A criação de associações é regulamentada pela Constituição (artigo 5°, parágrafos XVII e XVIII) e pelo Código Civil (Lei n° 10.406) e ela independe de autorização.

dura lex, sed lex


contratação de uma proteção veicular envolve um processo burocrático reduzido, sobretudo quando comparado ao de uma seguradora. Além disso, os preços também são menores do que os valores dos serviços oferecidos pelas seguradoras, já que a associação de proteção não visa o lucro, mas sim o bem-estar dos seus associados.

A associação de proteção veicular atua como um fundo monetário administrado por uma pessoa jurídica.